A partir de agora, três serviços da Secretaria são 100% online, reduzindo custos de armazenamento, materiais de expediente e serviço logístico

Profissionais e moradores que precisam dos serviços da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Caçador têm mais facilidade para dar andamento aos seus pedidos.
Três tipos de serviços podem ser solicitados de maneira 100% digital e on-line, dispensando a necessidade de deslocamento à prefeitura e espera em filas.
Com o objetivo de agilizar os serviços, a prefeitura implantou a Aprova, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise realizados de forma física e manual pelo digital e on-line.


Segundo Marco Zanatta, idealizador da plataforma, o tempo de resposta ao cidadão fica até 90% mais rápido, pois a tecnologia coloca no automático as atividades que podem ser facilmente executadas pelo sistema, graças à automação de etapas do atendimento.
“Com a plataforma os servidores estão liberados de atividades manuais e repetitivas que são desgastantes e tomam muito tempo. A tecnologia faz esse trabalho para os servidores se dedicarem a atividades mais estratégicas”, explica Marco.


Além de agilizar os serviços essenciais para o cidadão, outra vantagem é o fim dos arquivos impressos, já que os protocolos são armazenados na nuvem, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da cidade.


Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Caçador, Gustavo Furlin, a digitalização dos processos impacta de forma positiva tanto a rotina dos servidores quanto da população.
“Aos servidores a tecnologia torna possível acompanhar o desenvolvimento do processo de forma rápida e avaliar a rotina da análise. À população, permite que a abertura do processo aconteça a qualquer hora do dia, além do requerente poder acompanhar todo o andamento”, explica o secretário.
Para o prefeito de Caçador, Alencar Mendes, a tecnologia é parte vital das estratégias do Município, porque garante a facilidade e a celeridade necessárias para que o cidadão se sinta motivado a utilizar os serviços públicos e investir no desenvolvimento local.
“Utilizar tecnologia no setor público possibilita aumentar a arrecadação e agilizar a gestão fiscal e tributária das cidades. É uma estratégia eficiente que impulsiona a geração de empregos e o desenvolvimento econômico, incentivando que novos negócios cresçam na cidade”, conclui.

Como utilizar o sistema digital em Caçador
Na terça-feira, 12 de dezembro, os cidadãos e profissionais da cidade estão convidados a participar do lançamento da plataforma Aprova que acontecerá presencialmente às 16h.
Na ocasião os participantes irão conhecer a plataforma e detalhes do funcionamento dos três serviços digitais disponíveis na Secretaria de Meio Ambiente:

  • Recurso a Notificação e Multas
  • Certidão de Tratamento Acústico
  • Declaração para Ligação de Rede Elétrica
    A cerimônia de lançamento será realizada no auditório da Inspetoria de Caçador do CREA/SC, localizado na Rua Fernando Machado, 131, ao lado da Câmara Municipal.
    Para utilizar o sistema basta acessar: https://cacador.aprova.com.br. O cadastro é gratuito. Em caso de dúvidas na utilização, é possível recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.

Além dos serviços oferecidos pela secretaria de Meio Ambiente, a prefeitura de Caçador também disponibiliza o atendimento digital com a Aprova no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC).
São nove serviços disponíveis aos proprietários e profissionais da construção civil:

  • Análise prévia de Alvará de Construção
  • Alvará de Construção, Regularização e Reforma
  • Alvará Sanitário de Obra
  • Alvará de Demolição
  • Habite-se
  • Processo de Análise de Hidrossanitário
  • Substituição em Processo Digital
  • Desmembramento, Desdobro e Unificação de Imóveis
  • Alteração de Projeto Hidrossanitário para processos aprovados antes de Junho de 2020

Caçador faz parte dos mais de 100 municípios brasileiros que utilizam a suíte de soluções para tornar os serviços públicos mais eficientes.
Em Florianópolis, o processo autodeclaratório permite a emissão instantânea dos alvarás de construção.
No estado de Santa Catarina, 41 cidades já são atendidas pela Aprova com soluções personalizadas para demandas nas áreas de Obras, RH, Procon, Meio Ambiente, Trânsito, Vigilância Sanitária, Empresas, além de Câmaras de Vereadores.