Representando Caçador, esteve se formando o Capitão Alvarenga, Subcomandante do 15º BPM

Aconteceu na noite de ontem, 28, a formatura da 33ª turma de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar de Santa Catarina. O evento aconteceu no Golden Hotel e Eventos, em São José.

Em conversa com o Capitão Célio Alvarenga, subcomandante do 15º BPM de Caçador que esteve se formando nesta turma, destaca-se realização de um sonho ‘’ a experiência foi bem bacana, eu já coordeno o Proerd aqui em Caçador desde 2015 como oficial, desde tenente e tinha o desejo de também ministrar as aulas, e para ministrar as aulas, tem que ter o curso de capacitação de instrutor, então foi uma alegria bem grande e agora eu vou ministrar o curso junto com sargento Deon e Emerson.’’ destacou.

Alvarenga comenta ainda sobre a capacitação durante o processo de formação; ‘foram 11 dias de curso bem intensos, onde foram repassadas muitas ferramentas didáticas para a gente exercer o papel de policial e instrutor do Proerd, e tem toda uma metodologia que o policial instrutor do projeto tem que seguir e só quem faz o curso mesmo pode ministrar as aulas.’’ finaliza.

Desde o início do programa, se formaram 1.653.591 alunos em toda Santa Catarina, agora tem mais 35 novos instrutores. O curso ocorreu entre os dias 17 a 28 de setembro de 2023, com carga horária 94 horas/aula.

Ao todo, os policiais se formaram e se juntarão aos 63 instrutores exclusivos e 200 colaboradores do Proerd, que atuam por todo o Estado. Dentre os formandos, 13 já haviam participado do programa quando pequenos, como alunos do programa.

Anualmente, são capacitados aproximadamente 80.000 estudantes, por ano, nos quatro currículos aplicados pelo programa. Em 2023, estão sendo atendidas 796 escolas, já sendo contabilizados 37.119 catarinenses formados pelo Proerd no 5º ano, 7º ano e alunos kids, módulos que habilitam os alunos formados a tomarem decisões seguras e saudáveis.

Para a chefe dos Programas Institucionais, tenente-coronel Naíma Huk Amarante, “o Proerd esse ano comemora 25 anos de existência em Santa Catarina e, nesses 25 anos, 25% da população catarinense já participou de pelo menos um dos currículos do Proerd aplicado pela PMSC. Ensinamos as crianças a serem mais seguras, saudáveis e responsáveis”.

Informações: Jornalismo M Notícias – Marcos Andreolla – PMSC

Fotos ASCOM-PMSC