A Regional Centro Norte da FIESC, recebeu dias 21 e 22 de julho, a visita de Fábio Fernando Karnopp, gerente de Operações dos Institutos de Tecnologia de Santa Catarina e de Sandra Fürst, coordenadora do Laboratório de Tecnologia da Madeira e Mobiliário de São Bento do Sul.

Em Caçador, eles visitaram a indústria Móveis Rotta e foram recebidos pelo empresário Ilton Paschoal Rotta, que também é conselheiro do IEL e seus filhos: Liziane e Ilton Rotta Jr. Também visitaram a Temasa, sendo recebidos pelo empresário Leonir Antonio Tesser, vice-presidente da FIESC.

Karnopp e Sandra conheceram o parque fabril e todo o processo das duas empresas. Na Temasa, foi ministrado o treinamento Ensaios Técnicos – Normas e ISTA, para 10 colaboradores.

De acordo com o vice-presidente Leonir Tesser a visita teve o objetivo de identificar o potencial do setor de base florestal da região. “Karnopp e Sandra ficaram impressionados com o nível de excelência das indústrias da nossa região, com os investimentos realizados para agregar valor e desenvolver todo o setor de base florestal, como também as ações do Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM)”, explica.

Tesser informa ainda que foi discutida a possibilidade de ter uma extensão do laboratório de Tecnologia da Madeira e Mobiliário em Caçador para os testes e ensaios técnicos, para atender as especificações do mercado europeu e norte americano.

Fábio Karnopp, informa que o SENAI vem realizando investimentos em equipamentos e em capacitação de pessoas, com o objetivo de integrar ainda mais a tecnologia e a inovação no setor industrial de madeira e móveis.

Laboratório de Tecnologia da Madeira e Mobiliário

O Laboratório de Tecnologia fica situado no município de São Bento do Sul e oferece serviços de ensaios laboratoriais para a indústria do setor de móveis e madeira de todo o Brasil.

Atende as indústrias com ensaios técnicos em: móveis residenciais: berços, beliches, camas, armários, cadeiras e mobiliário em geral; móveis comerciais: móveis escolares e móveis para escritório; matéria-prima e insumos: adesivos, materiais de acabamento, madeira, chapas de MDF e MDP, ferragens e produtos embalados: verificação da integridade de produtos embalados através de ensaios de vibração e queda.

Realiza ensaios em insumos e móveis de acordo com normas nacionais e internacionais, em cumprimento aos requisitos de normas técnicas, legislação e exigências para exportação e realiza consultoria normativa, para adequação das especificações técnicas de mobiliário.