O projeto ambiental “O Rio do Peixe começa aqui”, desenvolvido pela professora do SESI, Daiane Xumadelo, com os alunos do ensino médio da Educação de Jovens e adultos do SESI de Caçador, recebe o prêmio Educador Transformador 2023, ficando entre os 10 melhores educadores nacionais.

O projeto tem como inspiração a pintura dos bueiros pelas principais avenidas do Centro do município, objetivando a sensibilização da comunidade caçadorense, pelo cuidado e valorização das nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, bem como, transmitir a consciência e as precauções com os descartes irregulares dos resíduos sólidos, que podem causar diferentes problemas no meio ambiente.

“A partir desta certificação, fomos nomeados embaixadores transformadores, com metas de estimular e engajar ainda mais professores a demonstrar a nível nacional o quanto fazem em suas escolas e quanto de capacidade de criação temos espalhados pelos diversos cantos do país. Essa conquista é dos munícipes, que observam exemplos positivos e mudam hábitos, pensando em um meio ambiente comum do povo e mais sadio a qualidade de vida”, afirma a professora Daiane Xumadelo.

Para a realização da iniciativa, os responsáveis tiveram a autorização da Prefeitura de Caçador, através da Lei do Voluntário. “Esse é um projeto que merece todo o reconhecimento. Parabenizamos essa iniciativa, em que visa a preservação da sustentabilidade ambiental, despertando a conscientização na população de que o rio começa nos bueiros da nossa cidade”, enfatiza o prefeito, Alencar Mendes.

“Acredito que oportunizar educandos e colaboradores da indústria a repensar seus valores sobre o ambiente e reestruturar suas atitudes de uma forma mais sustentável, é o maior reconhecimento e valorização que um educador pode ter. Agradecemos a cada envolvido nesse importante projeto”, finaliza a professora Daiane Xumadelo.