A Prefeitura de Caçador anunciou, na tarde desta terça-feira, 11, ações para a ampliação na segurança das escolas e creches municipais.


As ações, coordenadas e planejadas, fazem parte de um pacote inicial de melhorias, que vem complementar todo o aparato já existente em todas as escolas e creches, como as câmeras de segurança, escolas com fechamento e interfone para acesso e o botão de pânico.


“Não é de hoje que nos preocupamos com a segurança dos nossos alunos. Há muitos anos já temos implantadas ferramentas importantes. Mas, a partir de agora, vamos ampliar estas ferramentas”, destacou o prefeito Alencar Mendes.


Uma das primeiras medidas é o aumento no quadro efetivo da Guarda Municipal, com a chamada dos aprovados no processo seletivo. Além disso, está sendo retomada do programa Patrulha Escolar, para atuação diretamente dentro das escolas, além de rondas preventivas diárias.
“Nosso efetivo está concentrado em garantir a segurança dos nossos alunos e professores”, completou o diretor da Guarda Municipal, Alessandro Gonçalves.


Palestras de orientação para os alunos e professores sobre os procedimentos de segurança a serem adotados, passarão a ser realizadas pela Guarda Municipal.
“O nosso tempo de resposta, para atendimento de ocorrências é extremamente baixo, o que amplia ainda mais a nossa atuação na preservação das nossas escolas e creches”, acrescentou Gonçalves.


A contratação de profissionais terceirizados, um em cada escola, que será responsável pela vigilância dos ambientes, também faz parte do pacote de medidas adotadas pela Prefeitura.
Junto a tudo isso, serão licitados sistemas de reconhecimento facial nas entradas das escolas, com controle de acesso. “Assim, se hoje não entra ninguém estranho nas escolas, a partir da implantação deste sistema, iremos reforçar ainda mais a segurança”, acrescentou a secretária de Educação, Lenira de Cácia Carneiro.


“O que podemos afirmar é que já temos sistemas de segurança que protegem os nossos alunos e professores, mas que faremos ainda mais. Nossa preocupação é a mesma de todos os caçadorenses e não daremos chance para pessoas mal-intencionadas, não daremos chance para que bandidos queiram amedrontar ou causar danos às nossas crianças”, finalizou o prefeito Alencar.