Reunião promovida pela Comissão de Educação contou com a presença de representantes das Polícias Civil e Militar, Secretarias de Educação do Estado e do Município, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Educação, prefeito Alencar Mendes e vereadores

san

Uma reunião na tarde desta quinta-feira (6) com representantes das Polícias Civil e Militar, Secretarias de Educação do Estado e do Município, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Educação, prefeito Alencar Mendes e os vereadores de Caçador debateu ações para garantir a segurança nas escolas e demais educandários do município, além de outras diretrizes que possam contribuir ainda mais para esta prevenção. O objetivo é evitar que tragédias como as acontecidas em Saudades e Blumenau, com ataques em creches, aconteçam em Caçador.

O encontro foi promovido pela Comissão de Educação da Câmara e conduzido pelo presidente Marcio JF.  Cada participante pôde expor o trabalho que já vem sendo desenvolvido e sugerir alinhamentos coletivos para que ampliar esta segurança.

Dentre as sugestões apresentadas está a criação de um comitê de segurança escolar, integrando tanto as escolas quanto o Poder Público e órgãos de segurança, discutindo as estruturas e deficiências de cada unidade, bem como as ações que estão dando certo no que se refere à segurança e que possam ser ampliadas para as demais.

De acordo com o vereador Marcio JF o intuito do encontro foi dialogar e pensar em estratégias de forma coletiva, conhecer de cada órgão o que já está sendo feito e o que pode ser melhorado. “Temos que dar uma resposta à nossa população, uma vez que todos estão preocupados com o que aconteceu em Blumenau, mas que pode acontecer em qualquer município se não houver medidas eficazes. Foi uma reunião com muitas informações repassadas, que serão fundamentais para que nossas ações aconteçam. Quero agradecer a todos os presentes e dizer que a Câmara Municipal está atenta e é parceria nas ações que visem a segurança da nossa comunidade”, disse.

Durante a explanação, o prefeito Alencar Mendes e a secretária de Educação Lenira Carneiro enalteceram a segurança nas escolas e creches do Município, que contam com sistema de monitoramento e rígida fiscalização de quem acessa as unidades. Além disso, portões eletrônicos e botões de pânico auxiliam para um ambiente seguro de ensino. Da mesma forma, o representante da Coordenadoria Regional de Educação destacou as ações do Governo do Estado que ampliam a segurança nas unidades.

Policiais alertam para o perigo das fake News

O ambiente seguro nas escolas também foi enaltecido pelo delegado da Polícia Civil, Marcelo Colaço, responsável pela Delegacia especializada de proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, e pelo Capitão da Polícia Militar, Célio Alvarenga. Ambos alertaram a comunidade para os cuidados com as fake news, uma vez que, a partir do ataque à creche em Blumenau, muitas informações inverídicas sobre possíveis ataques em Caçador e região foram disseminadas nas redes sociais, causando pânico em pais e na sociedade em geral.

“É importante frisar que as pessoas precisam ter responsabilidade ao disseminar conteúdo desta gravidade. Muitos acabam não checando a informação, não lendo a matéria por completo e compartilhando sem se preocupar com o prejuízo que esta atitude pode causar. Queremos tranquilizar os pais informando que estas informações são falsas, que podem encaminhar seus filhos para as escolas e creches, bem como contar com as polícias sempre que perceber algo suspeito ou precisar de orientações”, disseram.

Saúde mental precisa de atenção

Os vereadores Almir Dias, Clayton Zanella, Lidiane Cattani, Jonatas Maia, Paulo Nazário (Soró), Fically, Johny Marcos e Jean Carlo Ribeiro externaram preocupação com o ocorrido e com as ações efetivadas para evitar que situação parecida seja vivenciada no Município. Disseram que além da segurança nas escolas é preciso se preocupar com a saúde mental das pessoas, agravada com a pandemia. Fatos recorrentes pelo país de violência em escolas e outros estabelecimentos estão atrelados à saúde mental, gerando violência, dor e sofrimento a diversas famílias. 

Também participaram da reunião o Diretor da Guarda Municipal, Alessandro Gonçalves, o representante da coordenadoria regional de educação, Maicon de Melo Koepp, e da presidente do COMED, Iodete Almeida.