Arnaldo Bertotto abordou o tema na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (22), a pedido dos vereadores –

Bertotto informou que em breve deverão ser instaladas lixeiras em 17 novos pontos de coleta de lixo no interior

ALP

Atendendo pedido dos vereadores Clayton Zanella (UB) e Lidiane Cattani (PP) para que fosse à Câmara explanar sobre as ações que a secretaria está fazendo para resolver o problema do lixo jogado de forma irregular nas entradas da cidade e do interior, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Arnaldo Bertotto, fez uso da Tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (22).

O assunto gerou debate entre os vereadores nas primeiras sessões deste mês, haja vista a quantidade de resíduos jogados nestes locais, onde caçambas foram colocadas para o depósito de lixos, que são recolhidos posteriormente pela empresa responsável para a destinação cabível.

Segundo o secretário, o descarte incorreto tem diminuído nas últimas semanas, após a coordenadoria de saneamento intensificar a fiscalização e câmeras de monitoramento serem instaladas nas saídas Taquara Verde e Lebon Régis, onde os pontos de descartes são críticos, juntamente com o da saída para Rio das Antas.

Bertotto informou que em breve deverão ser instaladas lixeiras em 17 pontos do interior e, com isso, esses pontos de coletas deverão ser desativados.

Ele solicita ainda uma maior conscientização por parte da comunidade quanto ao descarte correto do lixo, já que tanto a empresa Meio-oeste, quanto a Cooperativa Recicleiros, têm buscado fazer a coleta regular para evitar transtornos.

san

“As pessoas que tiverem dúvidas quanto aos dias de coletas, ambas possuem em seus sites as informações necessárias. Pedimos que coloquem o lixo separado em frente as suas casas nas datas específicas para que o recolhimento aconteça de forma correta”, completa.

Durante a explanação, vários questionamentos foram feitos pelos vereadores sobre este e outros assuntos pertinentes a pasta, inclusive se colocando à disposição para discutir o orçamento do próximo ano visando resolver o problema.

Para o vereador Clayton Zanella o pedido é que se crie um plano de ação, para que o lixo recolhido nestes locais tenha a destinação devida, e que o problema com o acúmulo seja resolvido. “É um pedido que temos feito desde o ano passado nesta Casa, repetimos este ano e esperamos que com a vinda do secretário algo efetivo seja feito. Esse lixo espalhado, além da poluição e problema de saúde pública, causa um aspecto de abandono para a nossa cidade, o que é muito ruim para todos nós”, destaca.

Att.

Jairo Pedroso

Assessoria de Comunicação