Há muito tempo se diverge a respeito da população de Caçador. Há aqueles que se empolgam e afirmam que são mais de 100 mil habitantes e, outros, que ficaram satisfeitos com os 80 mil anunciados em 2021, pela estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão do Governo Federal.

Agora, um novo Censo está sendo realizado para acabar de vez com essa dúvida. Os recenseadores, do próprio IBGE, estão passando em todas as residências, seja da cidade ou do interior, para fazer perguntas breves, visando estabelecer a real população de Caçador.

Entretanto, muitas pessoas ainda se negam a responder. “Estamos caminhando para a reta final e temos, no momento, o registro de 268 domicílios onde as pessoas se negaram a prestar as informações”, destacou a Coordenadora de Subárea de Caçador do IBGE, Jéssica Francielle Georg.

A recusa para prestar as informações é passível de multa, baseada na Lei 5.534, com valor “de até 10 vezes o maior salário-mínimo vigente no País, quando primeiro; e de até o dobro desse limite quando reincidente”.

Além disso, segundo a coordenadora, existe mais uma parte de pessoas ausentes nas residências, onde o recenseador já visitou várias vezes, em dias e horários alternados, e ainda deixou uma folha de recado, com sua identificação e telefone para contanto, não obtendo retorno.

san

“Os recenseadores trabalham os 7 dias da semana em horário comercial e diversificado para encontrar a população em casa, sempre usando o colete, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), um celular de capa azul com identificação do Governo Federal, para segurança de todos”, reforçou a coordenadora.

Ao todo, são 23 recenseadores em campo e 4 supervisores. “O que destacamos é que, tanto para as pessoas que não aceitaram responder as perguntas, quanto naquelas residências onde o morador não foi encontrado, é deixado o contato do recenseador, para que seja possível o contato”, completou Jéssica.

O contato do Posto de Coleta do IBGE é o (49) 99112-3376. “Incentivamos para que as pessoas respondam ao Censo, pois assim saberemos qual é a nossa população exata e possamos contestar até a vinda de recursos federais, por exemplo, para investimentos nas mais diversas áreas”, finalizou o prefeito Alencar Mendes.