A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o curso de psicologia da Uniarp, realizou, no último sábado, 24, uma “Caminhada pela Vida”. A ação é alusiva ao Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio.

san

A caminhada iniciou na reitoria da UNIARP e seguiu até o Parque Central. “O nosso principal objetivo foi chamar a atenção da população para o cuidado com a Saúde Mental. Ao chegar no Parque Central, foi realizado um teatro para todos os presentes, com o tema “A Vida é a melhor escolha”, afirma a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental de Caçador, Edilaine Casaletti.

“Durante todo mês, assim como no decorrer do ano, temos trabalhado intensivamente em ações de promoção de saúde mental, através dos programas da Secretaria de Saúde. É o nosso dever, como cidadãos, informar e acolher, estabelecendo um canal de comunicação com quem precisa, especialmente exercitando a prática da escuta livre de julgamentos”, enfatiza o secretário de Saúde, Roberto Marton.

“Pedimos que as pessoas não menosprezem a depressão ou outra doença mental, pois são doenças como as outras e precisam de tratamento. Assim, através de orientações, diálogo e desejo de ajudar o próximo, podemos salvar vidas. Por isso, ouça alguém, acompanhe e seja o apoio”, finaliza Edilaine Casaletti.

Vale ressaltar que caso uma pessoa sinta vontade de dialogar, por se sentir sozinho, pode conversar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), ligando para o 188. A ligação é gratuita e pode ser feita em qualquer horário. Ainda, as pessoas podem se direcionar até a Secretaria de Saúde de Caçador, no Jonas Ramos, e conhecer os programas de Saúde Mental.