Encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), onde os jovens receberam orientações e puderam conhecer um pouco mais dos trabalhos efetivados pelos visitantes

san

Os vereadores mirins de Caçador receberam na manhã desta segunda-feira (29) a visita dos integrantes do Projeto Pescar, da empresa Frameport, e das representantes do Programa Saúde e Prevenção da APAE, Silmara Moraes e Simone Sabadin. Durante a manhã eles receberam orientações e puderam conhecer um pouco mais dos trabalhos efetivados pelos visitantes.

Na primeira parte da capacitação, as profissionais da APAE destacaram os tipos e as causas das deficiências, as incidências e estimativas a nível nacional, os níveis de prevenção e os sinais de alerta para detectar possíveis casos antes e durante a gestação. Além disso, enalteceram a importância da valorização da vida e o respeito às diferenças.

Silmara explica que atualmente 70% dos casos podem ser evitados se houver a conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e medidas importantes buscando, especialmente, o atendimento médico.

Em seguida, os jovens puderam socializar o trabalho da Câmara Mirim e conhecer um pouco mais sobre o projeto Pescar, que já existe no Brasil há 45 anos e está na vigésima turma na empresa Frameport, impactando positivamente na sua mudança de comportamento e visão de mundo dos participantes.

De acordo com o instrutor e coordenador do projeto, Edson Sidinei Hubner, o atual grupo possui faixa etária de 15 e 16 anos, em um processo de capacitação com carga horária de 960 horas distribuídas durante o ano. Deste total, 60% se refere ao desenvolvimento humano e 40% a conhecimentos técnicos e profissionalizante.

As atividades são desenvolvidas em três eixos: pessoal, profissional e cidadania, sendo este motivo de o grupo estar presente na palestra na Câmara.

“Hoje realizamos na prática o exercício da cidadania. Nada melhor que estar nesse espaço para conhecer melhor os trabalhos da Câmara, principalmente trocando experiências com outros jovens que estão nessa perspectiva também”, destaca Edson.