Números foram apresentados na Câmara de Vereadores pelo tesoureiro restaurante, João Casara

mob

Desde que foi inaugurado, em 30 de março deste ano, o restaurante popular Bom Prato já serviu mais de 35 mil refeições aos caçadorenses. A informação foi repassada pelo tesoureiro do restaurante, João Casara, que utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (9), a convite do vereador Clayton Zanella.

A gestão do espaço é realizada pela Cáritas Solidariedade em parceria com a prefeitura de Caçador. Casara explica que por meio de Resolução do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) as refeições são servidas a um valor simbólico de R$ 2,00 para o almoço e R$ 0,50 para os cafés da manhã, sendo crianças de 0 a 12 anos isentas destas colaborações.

Ele explica ainda que no mês de junho foi realizada com os usuários uma pesquisa de satisfação, obtendo um total de 1.146 respostas. As indagações se referem à qualidade dos alimentos e também no atendimento, obtendo tanto nos almoços quanto nos cafés o nível de satisfação de 96% dos que responderam o questionário.

O tesoureiro destaca que no restaurante Bom Prato há atuação de uma assistente social, a qual, desde o início do trabalho já fez 194 encaminhamentos para o Cadastro Único, auxiliando as pessoas que vivem em vulnerabilidade social. Além disso, um mural foi instalado no local com vagas de empregos para auxiliar as pessoas a buscarem o mercado de trabalho.

Casara informa ainda que atualmente são servidos em torno de 500 almoços e entre 110 e 130 cafés da manhã por dia. O objetivo é alcançar as 500 refeições em cada período.

“A alimentação é uma necessidade fundamental, e reconhecer que em Caçador estamos avançando nas políticas públicas de segurança alimentar é fundamental para mudar a realidade”, explica João Casara.

Participação da Câmara na aprovação do projeto

Após a explanação dos números, os vereadores de Caçador enalteceram o trabalho da Cáritas e lembraram da participação efetiva da Câmara para que este trabalho fosse concretizado, através da aprovação unanime do Projeto de Lei que criou o restaurante Bom Prato.

san

O vereador Clayton Zanella cumprimentou a equipe que atua no local, enfatizando a qualidade dos alimentos servidos. “Estive no restaurante há alguns dias e pude acompanhar a preparação das refeições e o capricho com que tudo é realizado lá. A satisfação também é dos usuários que conversei, ratificando o grande trabalho da equipe. Vejo que as metas estão sendo cumpridas gradativamente e acredito que em um tempo razoável vai atingir todas as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e ainda desconhecem este serviço”, ressalta, informando ainda que reforçará a cobrança junto ao Executivo para a implantação do “balcão de empregos” no local, indicado em plenário por ele e subscrito pelos colegas Jean Carlo, Moacir D’Agostini e Marcio JF, visando a inserção dos usuários no mercado de trabalho.

Os vereadores Jean Carlo, Alurindo de Oliveira e Moacir D’Agostini também parabenizaram a gestão da Cáritas e o seu compromisso com as demandas relacionadas à segurança alimentar, seja através do trabalho voluntário que já realiza há anos na comunidade ou através do Restaurante Bom Prato.