Um cão de busca cadavérica foi empregado nos trabalhos, ele sinalizou a área em que estava a vítima, junto ao corpo foi encontrada uma pipa que foi a possível causa da morte por afogamento.

mob

As buscas foram iniciadas na segunda-feira, (25) e permaneceram até a tarde de hoje, (27) onde por volta das 16h30 foi encontrado o corpo.

Estratégia de busca

Antes do início do mergulho, o cão Hunter (binômio Fumagalli) do K9 de Curitibanos, foi solto às margens do açude com o objetivo de rastrear algum sinal através do faro. Conforme informações obtidas por nossa reportagem que conversou com o comandante dos bombeiros de Fraiburgo, Tenente Aguirre,  relatou à nossa reportagem que; ‘’ inicialmente o cão fez o nado livre no açude e sinalizou a área em que estava o corpo, onde  foi demarcado um raio de 6 metros para a busca ser feita pelos mergulhadores, o corpo foi encontrado acerca de 70 metros longe das margens do açude, o cão Hunter, é um dos melhores cães do Brasil para estas operações’’ relata.

Apoio

Pela manhã, também esteve a retroescavadeira da Prefeitura para abrir uma vala para escoamento parcial da água do açude, deixando a profundidade do açude menor para uma busca mais efetiva por volta das 16h30 os mergulhadores encontraram o corpo submerso com uma pipa junto ao seu corpo.

As guarnições da Polícia Militar, Civil e Científica foram acionadas para registrar e finalizar a ocorrência.

Sobre o caso

O açude fica localizado no Bairro São Miguel, às margens de uma estrada de chão da comunidade, a vítima já estava em estado de decomposição e junto ao corpo foi encontrada uma pipa, segundo informações que cerceiam o caso, a vítima identificada como André Rodrigues de 42 anos, teria entrado no açude para fazer a retirada de uma pipa e essa teria sido a possível causa do afogamento.

Ainda mediante afirmação da família, a vítima tinha um bom condicionamento físico e tinha boa noção de nado, ele teria saído na tarde do último domingo, (24)  por volta das às 17h30 para ai à padaria, devido a demora, familiares foram atrás para verificar o que estava acontecendo e durante o percurso encontraram o veículo dele parado próximo ao local, além de roupas e outros pertences.

san

Sobre o cão de busca

Hunter é um labrador dos Bombeiros Militares de Curitibanos, que possui certificação nacional, especializado em busca de cadáver e vítimas soterradas, uma das situações que foi empregado o apoio do cão, foi na tragédia em Brumadinho-MG em 2019, cena retratada na imagem.

Por: Jornalismo Martello On-line

Fotos: BBM

Buscas em Brumadinho-MG em 2019